Vai que acha!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

É TDAH , Transtorno de Ansiedade ou os dois???

Como o Concerta não está fazendo o efeito que eu imaginava, estou começando a duvidar do diagnóstico. Será que eu realmente tenho TDAH ou Apenas Transtorno de Ansiedade? Fico vendo os depoimentos das pessoas com TDAH e acho tudo tão EU! Mas estas pessoas relatam grande melhora quando passam a tomar o medicamento. Nisso, não somos compatíveis. Encontrei então este artigo no IPDA (Instituto Paulista de Déficit de Atenção).

Ansiedade e TDAH- Distração, agitação mental são comuns no TDAH e na ansiedade
 www.dda-deficitdeatencao.com.br/tdah-ansiedade.html 
 Escrito por Cacilda Amorim, Diretora Clínica do IPDA.

A ansiedade é um estado de medo injustificado, apreensão e preocupações crônicas. Quando este estado é muito intenso ou duradouro, trazendo prejuízos para o desempenho geral e o bem estar, dizemos que a pessoa está sofrendo de um transtorno de ansiedade. (Tipo eu)

Este problema se caracteriza basicamente por preocupações ou angústia excessivas, por motivos desproporcionais aos problemas do momento. É normal preocupar-se e ter medo, porém quando em excesso, é importante avaliar o caso cuidadosamente.

A ansiedade prejudica a forma como a pessoa enxerga a si mesma e ao mundo. Os problemas e as dificuldades são normalmente superdimensionadas. Ao mesmo tempo, as capacidades pessoais são vistas como insuficientes ou inexistentes, o que torna o enfrentamento e a superação ainda mais difícil. A ansiedade é frequentemente acompanhada de baixa-autoestima e perfeccionismo.
A ansiedade pode se manifestar de formas diversas. Pode ocorrer como FOBIA, caracterizada por medos específicos, como o caso do medo de dirigir. Pode também ocorrer como Síndrome do Pânico, quando há episódios de medo intenso, mal-estar físico muito acentuado e sensações de morte iminente. Outras manifestações de transtornos de ansiedade são a Fobia Social (medo de situações sociais), TOC - Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Transtorno de Stress Pós-Traumático.

As características do Transtorno de Ansiedade Generalizado são:


  • Dificuldade para relaxar ou sensação de estar a ponto de estourar, no limite do nervosismo. (Confere!)
  • Cansaço e sensação de esgotamento físico. (Confere!)
  • Dificuldade de concentração e problemas com memória ou esquecimentos frequentes. (Confere!)
  • Irritabilidade. (Confere!)
  • Tensão muscular (Confere!)
  • Dificuldade para dormir ou sono insatisfatório (Confere!)
  • Para que estas queixas sejam consideradas transtorno de ansiedade é preciso também que os sintomas estejam presentes por pelo menos 6 meses e que tragam prejuízos significativos para o bem-estar e desempenho, pessoal, familiar, social e profissional. Mulheres costumam sofrer duas vezes mais de ansiedade, quando comparadas aos homens. (Confere!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário